1-1-ff.gif

O que é a avaliação cardiológica pré-operatória ou risco cirúrgico? 

Essa avaliação visa identificar comorbidades previamente não reconhecidas ou descompensadas antes de cirurgias eletivas, além de investigar outros fatores que possam causar complicações durante um procedimento cirúrgico. 

 

Uma consulta médica presencial com exame físico é necessária, juntamente com a análise de exames laboratoriais e um Eletrocardiograma (ECG), antes da maioria dos procedimentos cirúrgicos.

Quando pessoas totalmente saudáveis, assintomáticas e sem anormalidades detectadas na avaliação clínica serão submetidas a procedimentos mais simples, a declaração de risco cardiovascular pode ser realizada no ato da consulta. 
 

Entretando antes de cirurgias maiores com um risco moderado a alto de complicações ou caso detectadas anormalidades na consulta médica, exames adicionais complementares podem ser necessários. Nesse caso o relatório final será realizado após a avaliação desses exames. 

 

Orientações para realização da avaliação cardiológica pré-operatória em nosso serviço: 

1) Agendar uma consulta médica presencial com o cardiologista;

2) Trazer exames de sangue que por ventura tenha realizado recentemente;

3) Caso ainda não tenha um Eletrocardiograma, não se preocupe, ele será feito em nossa clínica antes da consulta;

4) Se tiver realizado algum exame cardiológico no passado, tais como Ecocardiograma, Teste ergométrico, MAPA 24h, Holter 24h, não esqueça de trazê-los também, mesmo que sejam mais antigos.